Boas Vindas

Boas Vindas

quarta-feira, 6 de março de 2019

A Solidariedade Apostólica

Logo após a Ressurreição de Jesus Cristo Salvador ao Reino do Céu, a Igreja Apostólica primitiva atravessou um momento de grande expansão quanto ao número de adeptos. Foi quando os Santos Apóstolos de Jesus, muito ocupados com o trabalho de evangelização, ou seja, de levar assistência espiritual ao povo, atendendo a crescente demanda de convertidos, já não conseguiam prestar toda a assistência social que desenvolviam outrora, sobretudo as viúvas que tanto precisavam desta assistência, para garantir-lhes especialmente que fossem preteridas da distribuição de alimentos diários.


Foi quando por inspiração de Deus Pai e de Jesus nosso senhor tomaram a decisão de nomearem obreiros que pudessem desenvolver este trabalho social e que ficou registrada no livro de atos dos apóstolos:
E os doze, convocando a multidão dos discípulos, disseram:
  • Não é razoável que nós deixemos a palavra de Deus e sirvamos às mesas.
  • Escolhei, pois, irmãos, dentre vós, sete homens de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, aos quais constituamos sobre este importante negócio.
  • Mas nós perseveraremos na oração e no ministério da palavra.
  • E este parecer contentou a toda a multidão, e elegeram Estevão, homem cheio de fé e do Espírito Santo, e Filipe, e Prócoro, e Nicanor, e Timão, e Parmenas e Nicolau, prosélito de Antioquia;
  • E os apresentaram ante os apóstolos, e estes, orando, lhes impuseram as mãos.
  • Atos 6:2-6
  • Não é razoável que nós deixemos a palavra de Deus e sirvamos às mesas.
  • Escolhei, pois, irmãos, dentre vós, sete homens de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, aos quais constituamos sobre este importante negócio.
  • Mas nós perseveraremos na oração e no ministério da palavra.
  • E este parecer contentou a toda a multidão, e elegeram Estevão, homem cheio de fé e do Espírito Santo, e Filipe, e Prócoro, e Nicanor, e Timão, e Parmenas e Nicolau, prosélito de Antioquia;
  • E os apresentaram ante os apóstolos, e estes, orando, lhes impuseram as mãos.
  • Atos 6:2-6

Santo Estevão possuía grande admiração e respeito de todos, e dentre as suas características de Apostólico estava a credibilidade, no livro dos atos dos Apóstolos conta uma referencia a Santo Estevão caracterizando-o como: “homem cheio de fé e do Espírito Santo e que toda a multidão dava um excelente testemunho dele. (Atos 6, 5)
Perceba que, para nomearem estes Diáconos, houve também por parte dos Apóstolos, num ato público de fé, um procedimento muito semelhante a nossa Unção de Obreiros, ordenada pela Santa Vó Rosa e pelo Santo Irmão Aldo para a igreja Apostólica atual.
E com a fidelidade, Lealdade e dedicação de Santo Estevão, Deus o Pai foi potencializando e agregando maior quantidade aos seus dons, chegando também a pregar a palavra de Cristo Senhor e inclusive realizar milagres em benefício do povo de Deus.
Santo Estevão passou a se destacar muito como pregador da palavra de Jesus Cristo, Tanto que com a sua pregação persuasiva, com belíssimo trabalho social e também a realização de milagres na vida do povo de Deus, conseguiu converter muitas almas para a Igreja Apostólica.
Existiam naquela época muitos estudiosos dos escritos sagrados que vinham até a sua pessoa para tentar contrapor a fé da igreja Apostólica Primitiva, mas não conseguiam fazer frente a sua sabedoria, pois com ele estava a sabedoria do Espírito Santo de Deus como registram as sagradas escrituras:
  • E Estevão, cheio de fé e de poder, fazia prodígios e grandes sinais entre o povo.
  • E levantaram-se alguns que eram da sinagoga chamada dos libertinos, e dos cireneus e dos alexandrinos, e dos que eram da Cilícia e da Ásia, e disputavam com Estevão.
  • E não podiam resistir à sabedoria, e ao Espírito com que falava. (Atos 6:8-10)
Este grande trabalho que já estava sendo realizado por Santo Estevão, de Prestar sua atividade social aliada ao trabalho de Pregação e realização de milagres entre o povo, causou muito incômodo aos homens invejosos que não se contentavam com a vitória da Igreja Apostólica Primitiva.
Por conta disso, aqueles que estavam tomados pelo ódio e inveja subornaram alguns homens para acusá-lo de blasfêmia contra a lei daquele reinado, e foi assim que Santo Estevão foi preso e levado ao Sinédrio, que era uma espécie de suprema corte de Jerusalém:
  • Então subornaram uns homens, para que dissessem: ouvimos-lhe proferir palavras blasfemas contra Moisés e contra Deus.
  • E excitaram o povo, os anciãos e os escribas; e, investindo contra ele, o arrebataram e o levaram ao conselho.
  • E apresentaram falsas testemunhas, que diziam: Este homem não cessa de proferir palavras blasfemas contra este santo lugar e a lei;
  • Porque nós lhe ouvimos dizer que esse Jesus Nazareno há de destruir este lugar e mudar os costumes que Moisés nos deu. (Atos 6:11-14)
  • E foi neste ponto que se destacou muito a fé arraigada e perseverante deste Santo servo de Jesus nosso Senhor, pois aqueles homens (Juízes) juntaram todos os seus conhecimentos para tentarem contradizê-lo quanto aos seus princípios de Apostólico. Foi quando mesmo sabendo do risco de ele ser condenado à morte, destemido, defendeu a fé em nosso Senhor Jesus e à Igreja Apostólica e não havia argumentos que conseguia vencer a sabedora que estava neste santo servo de Deus, foi quando todos que ali estavam assentados, olhando para Santo Estevão, visualizaram-no com o rosto de um anjo:
    Foi lhe dada, portanto, uma sentença muito cruel, quando o jogaram para fora da cidade e munidos de pedras passaram a atirá-las contra Santo Estevão até a sua morte. Mas Santo Estevão não negou a sua fé, manteve firme em defesa da verdade e ainda clamou a Deus que perdoasse aqueles que o matavam, porque eles não sabiam o que estavam fazendo.
    Foi com esta história de um apostólico Fiel a Jesus, que sensibilizado com as necessidades da igreja quanto ao trabalho social de ajuda aos necessitados, se alistou para servir à Igreja Apostólica, o que fez com muito ardor, possibilitando que Jesus pudesse o utilizar cada vez mais, sendo, portanto, cada vez mais útil na obra da Igreja Apostólica Primitiva.
    Deixa, no entanto, Santo Estevão aos Apostólicos do Consolador na atualidade, um grande exemplo a ser seguido nestes dias, pois como sempre nos foi ensinado, “Nesta igreja tudo se repete”. Temos nestes dias a possibilidade de sem a necessidade de sermos mártires, anunciar que cristo voltou e está aqui entre nós, e ainda anunciar mais duas dádivas divinais para os tempos da regeneração, a Santa Vó Rosa o Consolador e o Santo irmão Aldo Profeta do Senhor.

Postagens mais visitadas